Unhas

Falar sobre unhas desperta o interesse da maioria dos Corredores. As unhas dos pés podem sofrer com o impacto promovido pelo tênis – sobretudo nas provas longas, nas quais o tempo de duração do atrito é maior. Enquanto você corre, o seu pé se move constantemente para frente e o atrito contínuo provoca danos na unha. 

 

Cuidados Básicos
No caso da unha dos pés, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas, como a unha encravada e hematomas. Antes de tudo, elas devem ser bem cortadas de modo que não fiquem curtas demais, mas também não muito compridas. Em relação aos cantos, não tire demais ou deixe-os pontudos. O corte ideal deve acompanhar a anatomia dos dedos com a finalidade de evitar possíveis lesões.

Descolou?

Corredores precisam conviver com o atrito que o tênis causa na unha dos pés e, por ser constante, pode desencadear o descolamento ou, até mesmo, a perda da unha. Levará de 12 a 18 meses para a unha crescer novamente. A pele ficará exposta e isso pode ser desconfortável. Se alguma parte da unha permanecer, não a arranque, pois a velha serve de suporte para a nova crescer e também protege o dedo da entrada de microrganismos.
O ideal é procurar imediatamente um podólogo, pois ele fará o desbastamento da unha e, se necessário, irá drená-la caso apareça algum hematoma. Como a unha fica oca por baixo e perde a aderência, a drenagem vai diminuir a dor. Quando surge algum hematoma após a corrida geralmente o local fica latejando. Ainda poder ser utilizado um antisséptico para impedir infecções ou o laser terapêutico, com ação antiinflamatória e cicatrizante

Unha encravada

 

Corrida e unha encravada realmente não combinam. Por isso, antes de começar a atividade física é recomendável procurar um podólogo para tratá-la de forma adequada. Fazer uma podoprofilaxia poderá prevenir problemas como esse, já que é feita uma avaliação de âmbito postural, de posição dos dedos, de calçados e meias e do corte mais adequado a cada anatomia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s