Causas comuns de dores na corrida

1. “Dor de burro”

A dor no baço na corrida, popularmente conhecida como “dor de burro” é sentida como uma pontada na zona imediatamente abaixo das costelas, de lado, que surge enquanto se faz exercício. Ela geralmente é causada pela falta de oxigênio no diafragma, pois quando se respira incorretamente durante a corrida, o consumo de oxigênio torna-se insuficiente, o que provoca espasmos no diafragma, causando dor.

2. Canelite

A dor na canela durante a corrida pode ser causada pela canelite que é uma inflamação do osso da canela ou dos tendões e músculos que a rodeiam. Normalmente, a canelite surge quando se exercita excessivamente as pernas ou quando se pisa incorretamente durante a corrida, sendo que se o indivíduo tem os pés chatos ou um arco do pé mais rígido, também tem mais chances de desenvolver uma canelite.

3. Entorse

Na corrida, a dor no tornozelo, no calcanhar ou no pé pode ocorrer devido a uma entorse. As entorses são provocadas por uma excessiva distensão dos ligamentos devido a traumatismos, movimentos bruscos do pé, má colocação do pé ou quando se tropeça, por exemplo. Geralmente, a dor surge imediatamente após o acidente ou movimento brusco e é muito intensa, podendo impedir que se coloque o pé no chão. Por vezes, a dor pode diminuir de intensidade, mas depois de algumas horas e à medida que a articulação vai ficando inflamada, a dor volta a aparecer.

Captura de Tela 2016-05-16 às 14.10.27

4. Síndrome do atrito da banda iliotibial

A dor na corrida no joelho geralmente é causada pela síndrome do atrito da banda iliotibial, que é uma inflamação do tendão do músculo tensor da fáscia lata, provocando intensa dor. Geralmente, o joelho fica inchado e o indivíduo sente dor na parte lateral do joelho e sente dificuldade em continuar a corrida.

5. Distensão muscular

A dorna panturrilha durante a corrida pode acontecer quando o músculo estica demais, provocando uma distensão ou estiramento muscular. A distensão muscular normalmente acontece quando se contrai rapidamente o músculo ou quando há sobrecarga na panturrilha durante o treino, fadiga muscular, postura inadequada ou diminuição da amplitude de movimento.

6. Cãibra

Outra causa de dor no pé ou na panturrilha na corrida é a cãibra, que ocorre quando há uma contração rápida e dolorosa de um músculo. Normalmente, as cãibras surgem após um exercício físico intenso, devido à falta de água no músculo.

Anúncios

3 comentários sobre “Causas comuns de dores na corrida

  1. Enquanto fisioterapeuta posso te dizer que seu post está perfeito em relação as dores aos atletas de corrida. E eu vou te falar, tem umas aí que são bem chatinhas para tratar, viu? Bjs.

    Parabéns pelo post!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s