Princípios de uma alimentação saudável

Para se ter saúde é importante seguir algumas orientações, como:

  • Fazer uma alimentação completa: ingerindo diariamente fruta, legumes, leguminosas, cereais, carne ou peixe e lacticínios;
  • Fazer uma alimentação equilibrada: comer maior quantidade de alimentos pertencentes à base da pirâmide, como cereais, frutas, legumes e verduras e menos quantidade dos alimentos que se encontram no topo, como gorduras e açucares;
  • Fazer uma alimentação variada: optando por escolher alimentos diferentes dentro do mesmo setor, comendo maçã ao almoço e laranja ao jantar ou consumindo carne e massa numa refeição e peixe e batata em outra;
  • Beber pelo menos 1,5L de água por dia ou chá sem açúcar;
  • Restringir o consumo de sal a 5g por dia, não devendo acrescentar sal aos alimentos, sempre que possível;
  • Preferir comer alimentos de origem biológica, sem conservantes e aditivos;
  • Evitar o consumo de refrigerantes, bolos, chocolates, compotas e balas, optando por consumir em dias festivos;
  • Comer de 3 em 3 horas, evitando o jejum prolongado.

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Os alimentos fornecem nutrientes, que são as substâncias que precisamos para nutrir o organismo, como, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água e, cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento, como dar energia ou renovar as células, por exemplo.

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