Laches saudáveis para crianças

Vamos para algumas dicas de lanchinhos saudáveis para nossos pequenos atletas.

Sanduíches
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Ao prepara-los, prefira sempre os pães integrais ou pão folha, que serão a fonte de carboidratos e fibras. Evite pães doces ou comprados já com recheio, pois são pouco saudáveis. Você pode incluir os vegetais fazendo uma pasta de legumes, como berinjela, espinafre ou cenoura. A proteína pode ser peito de peru, queijo branco, atum ou frango desfiado agregado à pasta. Outros recheios recomendados são queijo cottage, ricota, requeijão, alface, rúcula, tomate e salsinha e cebolinha picadas.

Evite recheios com alto risco de intoxicação alimentar, como ovos, maionese, frutos do mar, carnes cruas ou mal cozidas e creme de leite.

Legumes em palito

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Eles são uma opção prática e muito saudável. São ótimas opções a cenoura palito ou ralada, o pepino, a erva-doce, a beterraba e o nabo, pois são resistentes e fáceis de carregar. O ideal é que sejam embalados já em porções individuais e temperados apenas com azeite de oliva e sal, na hora de comer ou antes de embalar.

Frutas

Recomenda-se as frutas inteiras em vez de fatiadas, a menos que você tenha uma bolsa térmica e consiga manter os potes de frutas fatiadas bem conservadas e arejadas. Isso porque a fruta inteira tem uma resistência maior à temperatura, não precisando, portanto, ficar em uma bolsa térmica.

A escolha das frutas fica a critério da pessoa, se for levá-las inteiras, porém, dê preferência às menores e mais fáceis de comer, como maçãs, bananas, ameixas e uvas.

Também é indispensável que elas estejam bem embaladas em papel filme, tanto a fruta inteira quantos os potes de salada.

Água de coco

Essa é a melhor opção de bebida para piqueniques, pois, além de hidratarem, são muito saudáveis. Você pode levá-la em garrafinhas individuais ou em uma garrafa grande, preferindo sempre copos e recipientes plásticos, que possam ser descartados e não corram o risco de quebrar e machucar alguém.

Barras de cereal e outros lanchinhos

Para fazer um pequeno lanchinho antes do almoço, ou mesmo no período da tarde, caso o passeio dure bastante tempo, você pode contar com barrinhas de cereal light e sem cobertura de chocolate. Outras opções industrializadas são os cookies integrais e frutas liofilizadas e desidratadas.

Para quem prefere sempre as versões naturais, uma boa opção de lanche da tarde é um mix de oleaginosas, que pode ser colocado em potes individuais.

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