Você sabe quando utilizar o gel de carboidrato nos treinos?

Hoje, o mercado de suplementos está crescendo muito. Cresce tanto que, às vezes, nos deparamos com dúvidas bobas se não temos o auxílio de um profissional.

Desde os anos 1990, temos muitos estudos sendo desenvolvidos relacionando o desempenho físico com a utilização de carboidratos durante os treinamentos longos. E esses estudos nos norteiam na indicação da quantidade de carboidrato durante os treinos. O indicado de carbo para o consumo é de 30 a 60 g/hora de atividade física. E você deve utilizar antes de fechar 60 minutos. O mais recomendado é usar entre 45 a 50 minutos de treino. Ou seja, se você vai fazer um longão de 1h40, deverá consumir o gel aos 40 e depois aos 80 minutos.

Existem novas recomendações de carbo durante o treino, que foram publicadas pelo Journal of Sports Sciences, em 2011, por autores super-conceituados na área. Eles priorizam também de 30 a 60 g quando a atividade tiver duração de até 3h. Quando o exercício durar mais de 3h, podemos chegar até 90g/hora. Portanto, vamos cuidar a utilização do gel por tempo e não por quilômetros. O.K., corredores?

E quanto ao tipo de gel? Aos ingredientes? Bom, é importante escolhermos geis que tenham um mix de carboidratos, ou seja, na sua composição deve ter maltodextrina, frutose, assim como aminoácidos ou proteína isolada do soro do leite. Quando combinamos carboidratos e proteínas (pequenas doses, O.K.?) durante o treino, temos uma melhor resposta e isso influencia na sua recuperação muscular, também. Hoje em dia, temos vários desses no mercado, mas é importante vocês analisarem os ingredientes e não só a tabela nutricional.

Captura de Tela 2016-07-15 às 10.20.57

Sempre falo aos meus pacientes que é importante a gente experimentar os geis. É para isso que servem os treinos, também. É neste momento que se deve aprender a analisar o sabor e a consistência. Nada de chegar no dia da prova e querer experimentar. Nos meus treinos longos sou muito adepta ao gel e já aprendi quais que eu posso consumir. E para você que treina longas distâncias, é importante saber a qual gel vai se adaptar.

Outra dúvida que sempre aparece: devemos consumir com água? A melhor recomendação é sim. Mas todos os corredores de rua sabem que às vezes não temos o acesso a água naquele momento. E daí nesses casos, a recomendação é usar, O.K.? E posso utilizar o gel com o isotônico? Não! Temos uma tolerância de absorção de carboidratos no intestino e quando passamos isso temos os sintomas de cólicas, desconforto gastrointestinal ou até diarreia. Por isso, cuidado!

Tenho muitos pacientes que estão em treino para meia-maratona e para os 42 km. E, mesmo assim, não oriento a utilização de isotônicos. Tendo um gel de carboidrato de qualidade, com eletrólitos e água já está de bom tamanho!!!

Por Denise Entrudo

Fonte: https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/blogs/voce-sabe-quando-utilizar-o-gel-de-carboidrato-nos-seus-treinos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s