Sono x Comida

Dormiu bem esta noite? Se a resposta for “sim”, ótimo. Se for “não” saiba que durante o dia poderá comer em demasia.

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A esta conclusão chegaram os investigadores que analisaram dados sobre 172 participantes em 11 estudos sobre o sono. Os estudos são diferentes, mas todos eles observaram as pessoas depois de uma noite com poucas horas de sono, normalmente cerca de quatro horas; e depois de uma noite de descanso normal.

No dia seguinte, foi oferecido aos participantes um pequeno-almoço e, mais tarde, uma refeição. E os cientistas registaram o número de calorias ingeridas e os gastos de energia com monitores de frequência cardíaca e outros dispositivos.

As conclusões, segundo o European Journal of Clinical Nutrition, citado peloNew York Times, revelam que depois de uma noite com menos horas de sono, as pessoas consomem, em média mais 385 calorias do que no dia seguinte, consomem mais gordura e menos proteína.

Portanto, estas conclusões sugerem que a privação do sono pode afectar as hormonas que controlam o apetite, mas os autores escrevem ainda que este aumento do apetite também pode estar relacionado com a necessidade de compensar a falta de descanso.

No entanto, salvaguardam os autores, as amostras para fazer este estudo são pequenas, assim como as experiências feitas foram de curta duração, logo, as suas conclusões são frágeis. Contudo, estas primeiras conclusões devem ser tidas em conta e valerá a pena aprofundar este estudo. Afinal, diz Gerda K. Pot, uma das autoras e investigadora no King’s College London, a falta se sono pode ser um factor de risco para a obesidade.

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