Erros que atrapalham a dieta

1. Apostar em “dietas milagrosas” que prometem secar muitos quilos em poucos dias normalmente são baseadas em privações excessivas de alimentos e nutrientes que, além de comprometer a saúde, ainda não promovem efeitos duradouros.

2. Ignorar a importância do café da manhã é outro erro que atrapalha o emagrecimento. É um erro achar que conseguirá emagrecer se deixar de fazer a refeição ou ingerir poucos alimentos no período matutino. Um café da manhã reforçado é essencial para garantir energia para todo o dia e evitar a fome exagerada nas outras refeições.

3. Treinar excessivamente e acreditar que conseguirá eliminar quilos extras em uma semana de exercícios intensos na academia é um erro que, além de não produzir efeitos, ainda provoca lesões, fadiga muscular, aumento da pressão arterial, insônia e até mesmo baixa no sistema imunológico.

4. Emagrecer não é sinal de passar fome. Quando privamos o corpo de alimentos, o metabolismo acaba ficando mais lento, pois entende que precisa armazenar calorias por estar sentindo falta de energia, o que, a longo prazo, só atrapalhará sua perda de peso.

 

5. Cortar completamente os carboidratos do cardápio pode promover uma perda rápida de peso, mas a dieta não se mantém por muito tempo, além de trazer benefícios para a saúde. Ser carboidrato, por exemplo, você fica sem energia e não consegue desempenhar plenamente as atividades físicas necessárias para emagrecer.

6. Ingerir pouca quantidade de água ao longo do dia também atrapalha a perda de peso. Desidratado, o corpo pode confundir sede com fome e fazer com que você coma mais do que realmente precisa. Sem contar que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo e para combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

7. Ter em casa uma balança e controlar as medidas pode ajudar na dieta, mas se pesar em excesso, diariamente, pode provocar estresse e ansiedade que vão atrapalhar o emagrecimento. Procure fazer a avaliação apenas dois dias por semana.

8. Consumir apenas versões diet, light e zero de alimentos e bebidas pode dar a falsa impressão de emagrecimento, mas a verdade é outra. Produtos do gênero trocam o açúcar pelo aspartame. Com isso é possível diminuir a quantidade de açúcar, mas aumenta a de sódio, causando grande sensação de inchaço e elevação da pressão arterial. Na comparação, o açúcar se perde fazendo exercícios físicos, mas o sódio é mais difícil de eliminar.

9. Não é errado se premiar com pequenas quantidades de guloseimas, em festas ou eventos especiais, já que participar de círculos sociais faz parte da vida e não deve ser uma atitude evitada. Porém, fazer dieta apenas de segunda a sexta e exagerar em todos os finais de semana vai fazer com que todo seu esforço da semana seja em vão. Moderação e controle são importantes para não “enfiar o pé na jaca”.

10. Além de poder causar sérios riscos à saúde, o uso de suplementos e remédios para emagrecer não garantem resultados a longo prazo e invariavelmente provocam efeito sanfona, que prejudica a dieta, a autoestima e a autoconfiança. Se houver necessidade de um tratamento com medicamentos o seu médico irá propor e fará o acompanhamento necessário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s