Dicas para acertar na sua primeira prova de corrida

Se você está começando no mundo das provas de rua, veja a seguir dicas importantes para acertar em todos os aspectos que envolvem sua participação.

Captura de Tela 2016-08-01 às 13.27.27

NA SEMANA ANTERIOR

Tênis novo?
Não estreie nenhum tênis novo e nem roupas novas. Na última semana o melhor é manter as peças com as quais treinou e já se acostumou.

Conheça o percurso antes de correr a prova
Conheça o local que irá fazer a prova e olhe a rota determinada pela organização. Se tiver oportunidade corra em ritmo leve pelo local antes da corrida, isso ajudará a conhecer cada detalhe da prova.

Descanse
Na semana pré-prova apenas faça corridas leves para manter a rodagem. Não comece aulas novas na academia e nem faça treinos diferentes, intensos ou desgastantes demais.

Coma bem e não experimente coisas novas
É hora de dar ao corpo bastante energia em forma de comida de verdade. Coma bem evitando gorduras e frituras. Beba bastante água, coma alimentos naturais e nada de processados.

UM DIA ANTES DA PROVA

O que levar?
No dia anterior à prova, monte seu kit e separe suas roupas, tênis e tudo que precisará. Abaixo uma lista geral para você ter sempre à mão:

1)- Camiseta da prova (ou a que você irá correr) e top (para mulheres);
2)- Número de peito e chip;
3)- Alfinetes para prender o número de peito;
4)- Shorts ou legging de corrida;
5)- Tênis e meia;
6)- Relógio ou frequencímetro;
7)- Óculos de sol, viseira e boné;
8)- Protetor solar;
9)- Snacks saudáveis para o pós-corrida;
10)- Uma camiseta extra para o pós-prova;
11)- Separe as chaves, bilhete único e outras coisas essenciais para não esquecer nada antes de sair;

Durma bem e bastante
O sono é um dos principais meios para ter uma boa performance. Especialistas em fisiologia afirmam que o corpo precisa de cerca de 8 horas de sono para render bem antes de correr.

Não perca a hora
Ajuste seu alarme para pelo menos três horas antes do horário da largada, para que possa tomar um bom café manhã, ir ao banheiro etc.

Alimentação e hidratação
Não coma comidas pesadas e de difícil digestão até duas horas antes de correr. Não exagere na hidratação para não pesar o corpo – muita água pode dar vontade de ir ao banheiro na hora da corrida ou causar desconforto no estômago.

DURANTE A CORRIDA

Comece devagar
Corra os primeiros 10% da prova mais devagar que o normal e vá administrando a velocidade ao longo da corrida. Lembre-se, cada um teve seu treinamento e tem sua estratégia individual. Siga o seu plano, não o dos outros.

Sem pressa
Na hora da largada não adianta sair correndo feito uma doida. Normalmente, neste momento, os corredores estão todos aglomerados e você, na pressa, pode tropeçar ou até atrapalhar alguém (ou ser atrapalhada). O negócio é ter paciência mesmo.

Hidratação durante a corrida
Não é preciso sentir sede para se hidratar! Aproveite cada posto de hidratação da prova (uma de 5 km, por exemplo, normalmente possui dois postos) para beber um pouco de água.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s